Cozinhar Arte e Cultura de um Povo

A Arte de Cozinhar

Av. N. S. da Assunção, 722 Apto. 104A
São Paulo
05359-001
+55.1147025379
salcaro@globo.com

Sobre nós

 

Aos 73 anos acreditem tive oportunidade de aprender muito ao passar pela vida.

Filho de Pais italianos e avós italianos, só poderia ter como robe cozinhar.

Na realidade tudo em minha vida concorreu para isso, desde menino sempre apreciei a maneira e os deliciosos pratos que minha avó e minha mães faziam.

Eram extremamente deliciosos e sentia que eram feitos com muito amor e carinho, e alguns em especial pareciam sair da "alma de minha avó", eram pratos especiais que se fazia somente em dias de festas, mesmo porque minha família não tinha tantas condições financeiras para exagerar.

Independente das festas todos os domingos era uma festa, pois meu pai recebia toda a família para almoçarmos juntos sentado em uma longa mesa que cada um tinha um lugar absolutamente definido.

Todos os domingos minha mãe minha avó cuidavam da cozinha, MAS SEMPRE TINHA UM PRATO ESPECIAL QUE ERA OBRA E ARTE DE MEU PAI.

Foi uma época maravilhosa que a tenho gravada em meus pensamentos de forma indelével e marcada sua presença como se fosse hoje..

Creiam a pouco tempo estive internado na UTI de um hospital por um tempo muito longo, e quando dava conta de mim estava trocando receitas com médicas, médicos e enfermeiras.

Mas voltando aos meus tempos de criança, em certa ocasião minha mãe adoeceu e coube a eu fazer a comida, ensinada por ela; imagine eu menino de 10/12 anos cozinhando para a família, e o que eu fazia orientado por minha mãe? .. Tudo, lógico tudo que me ensinava, com o tempo fui criando meus próprios pratos e minha maneira de cozinhar.

Eu se estivesse lendo esse trecho já adivinharia: se tornou cozinheiro!!!    Nada disso estudei muito e fui para faculdade de engenharia, não passou muito tempo para eu estar fazendo comida para meus colegas de turma, é mais não foi só isso não, outras turmas foram aderindo nosso almoço e para finalizar esta parte até famosos professores almoçavam conosco.

Tudo que fiz na vida foi com muito amor e carinho, portanto nossos almoços também tinham esse "tempero".

Casei, é não parei não, continuei nos meus mister cozinhar.

Nas horas vagas assistia aos programas de gastronomia dirigidos por mestres fabulosos que vocês que gostam de cozinha conhecem.

 Deixo de citar o nome desses mestres para não esquecer nenhum, com eles me formei, por isso não digo que sou autodidata, digo que meus mestres na gastronomia foram os melhores.

Quem acompanhou ou acompanha esses artistas fabulosos da Arte de Cozinhar sabe que até cortar cebola e alho, algo tão fácil, mas que eles com maestria peculiar nos passam diariamente.

 

Você pode destacar informações importantes ou anúncios em textos como este.

História do projeto

 

 

Em momentos de silêncio onde a quietude da vida se apresenta com maior intensidade e nos passa informações importantes, pensei: Com a idade que estou poderia passar para o interessado um pouco de meu conhecimento na "Arte de Cozinhar" que nos trás a cultura de um povo.

Foi num desses momentos só meu que resolvi dividir com aqueles que gostam de cozinhar e aprende uma receita aqui outra ali, mas não se aventuram e criar a sua receita o seu próprio prato.

Hoje a internet atinge os mais variados públicos e este projeto visa atender esse público que gostaria de um "CLIK" para fazer um almoço ou jantar que deverá ser uma obra de  arte onde o convidado será presenteado com todo o carinho e amor do executor.

Como vocês estão vendo trata-se de um projeto simples mas que deverá atender seu objetivo.

 

Nossos usuários

Este projeto esta sendo elaborado para você que gosta de cozinhar, ou um pouco mais que tem prazer em cozinhar, e por vezes não sabe como começar.

Hoje você pega uma receita aqui, amanhã outra ali, e nunca tem uma motivação a altura para cozinhar realmente.

Aqui você estará em sua casa, poderá escolher o que lhe for melhor  para aquele momento.

Você encontrará neste site quais o ferramental adequado para cada tipo de comida, como se higieniza o local de trabalho, como higienizar desde as panelas até o próprio alimento, verá a diferença para higienizar um tempero e uma salada; grãos etc.

 

Por falar em tempero conhecerá os principais tempero com o que combinam e como utiliza-los.

Conhecerá também temperos nacionais e importados inclusive especiarias; saberá onde usa-los e sua importância.

 

Você receberá o treinamento necessário para fazer sua própria comida, com as restrições que possivelmente deverá fazer.