Cozinhar Arte e Cultura de um Povo

A Arte de Cozinhar

Av. N. S. da Assunção, 722 Apto. 104A
São Paulo
05359-001
+55.1147025379
salcaro@globo.com

Livro de visitas

Re:Novidades Receita para minha irmã, te, mais de 100 anos

Salvador 02/09/2015
Turdilli ou Strufoli.

Trago a você, Joana este doce típico italiano, da região de Cosenza, onde nasceu a vovó joaninha, na Calábria. Muitas variantes dessa receita existem na internet, mesmo porque, na Itália esse doce tem outros nomes, como em Nápoles que o chamam de Strufoli.

Por muitos anos tentava acompanhar essa receita que nossa nonna (avó) fazia, mas ela nunca usava medidas. Era um pouco de farinha, um pouco mais de vinho e assim vai.
Essa receita pode ser feita por uma só pessoa, mas o espírito do Natal é compartilhar, por isso eu e a vovó ou a mamãe a faziamos sempre juntos.
Vamos lá Joana, depois passe para tua filha, eu passei para meu neto e para a Neuza.

Turdilli
. 3 xícaras de farinha de trigo
. 1 xícara de vinho tinto
. 1/4 xícara de óleo de milho
. 250 ml de mel (usei o de flor de laranjeira)
. 1 pitada de sal
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 1 colher (café) de fermento em pó

1. Em uma panela, leve o óleo e o vinho ao fogo.
2. Acrescente o sal e mexa. Antes de ferver retire do fogo e deixe amornar.
3. Em uma travessa coloque a farinha de trigo, o açúcar e o fermento tudo peneirado. Faça um monte com um buraco no meio.
4. Aos poucos despeje a calda de vinho. Misture bem até obter uma massa homogênea. Caso a massa fique dura acrescente mais vinho.
5. Faça rolinho e corte em pedaços de 2 a 3 cm (como nhoque) de possível passe no ralador, fica bonitinho e para mim é mais gostoso.
6. Leva ao fogo uma panela com óleo para aquecer
7. Frite em óleo bem quente, em fogo baixo, até dourar. A medida que for retirando os bolinhos do óleo colocar sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Deixe esfriar antes de passar no mel
8. Em outra panela, aqueça o mel
9. Coloque os bolinhos já fritos, mexendo bem para envolver todos com o mel

rustoli(doce italiano)
Avalie!
1
Envie uma foto desta receita!Adicionar ao livro

Envie uma foto
• Adicionar ao Cardápio
• Enviar por
• Imprimir
• Modo cozinha
(tela cheia)
Ingredientes
• Crustoli
• Doces 22.12.2005
• Anote a receita do crustoli, um doce tradicional da cultura italiana.
• Ingredientes:
• 6 ovos
• 6 colheres de sopa de açúcar
• 1 copo americano de cachaça
• 800 gramas de farinha de trigo
• Modo de preparo:
• Primeiro bata os ovos, o açúcar e a cachaça na mão até a mistura ficar homogênea. Acrescente a farinha aos poucos. A massa deve ficar firme. Depois é só esticar. Quem não tem o cilindro pode usar o rolo de macarrão. Em seguida, corte a massa em quadrados.

Como fazer
1. Crustoli Doces 22.
2. 12.
3. 2005 Anote a receita do crustoli, um doce tradicional da cultura italiana.
4. INGREDIENTES: 6 ovos 6 colheres de sopa de açúcar 1 copo americano de cachaça 800 gramas de farinha de trigo MODO DE PREPARO: Primeiro bata os ovos, o açúcar e a cachaça na mão até a mistura ficar homogênea.
5. Acrescente a farinha aos poucos.
6. A massa deve ficar firme.
7. Depois é só esticar.
8. Quem não tem o cilindro pode usar o rolo de macarrão.
9. Em seguida, corte a massa em quadrados.
10. Frite a massa em óleo bem quente.
11. Espere dourar, retire, acrescente açúcar e o doce está pronto para ser servido.